INFORMAÇÕES:

* Visite o nosso site em: www.folheto.pt

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Obra poética de José Ribeiro de Sousa - Trilogia de Sonetos


O Teatro Miguel Franco (Mercado Santana) acolheu, no passado dia 17 de Fevereiro, as centenas de pessoas que se dirigiram para a apresentação do Livro “Obra Poética de José Ribeiro de Sousa – Trilogia de Poemas”. Obra poética, da Folheto Edições & Design e coordenada pelo Maestro Joaquim Narviso, que se insere na comemoração do 20.º aniversário do Cantábilis (Coral da Caixa Geral de Depósitos - Leiria) e com o objectivo de homenagear o autor.
Na apresentação deste livro marcaram presença algumas entidades, na mesa estiveram presentes: Luís Franco Pinto, Chefe de Gabinete do Governo Civil de Leiria, Celeste Alves que foi incumbida da apresentação do livro, Adélio Amaro que fez uma breve apresentação do autor, Maestro Joaquim Narciso que apresentou toda a obra poética do autor não publicada, Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e o autor do livro José Ribeiro de Sousa.
Ao longo da apresentação houve projecção de imagens e declamações de poemas, pelas vozes de Soares Duarte, José Vaz, Carlos Bartolomeu e Dina. A sessão contou ainda com três curtos momentos musicais da responsabilidade do Cantábilis, do Coral "Calçada Romana" (Alqueidão da Serra) e do Rancho Folclórico da Costa (Maceira).
Neste dia, José Ribeiro de Sousa entregou à Câmara Municipal de Leiria, ao vereador da cultura, Vítor Lourenço, os originais de uma recolha de mais 70 anos, que deu origem ao seu conhecido livro "Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura".

O autor do livro, José Ribeiro de Sousa nasceu a 24 de Janeiro de 1920 na Costa de Baixo, freguesia de Maceira e concelho de Leiria. Depois da instrução primária ingressou no Seminário de Leiria, o qual abandonou aos 16 anos. Mais tarde dedicou-se ao ensino primário no Externato da Casa do Pessoal da Empresa de Cimentos do Lis. O Seminário foi-lhe precioso na aprendizagem dos rudimentos musicais suficientes para passar à pauta musical as cantigas que durante toda a sua vida foi recolhendo, pois desde cedo manifestou a preocupação de passar a escrito tudo o que ouvia da boca do povo.
Foi colaborador assíduo da imprensa regional e das actividades folclóricas. Interveio em encontros nas escolas de Maceira, versando a Cultura e a Linguagem das suas gentes. Compôs, musicou e adaptou temas literários e musicais para o ensino da leitura e da escrita às crianças – um método didáctico original que ele mesmo usou com sucesso. Para além de uma vasta obra poética pessoal.Obra poética de José Ribeiro de Sousa - Trilogia de Sonetos

3 comentários:

asn disse...

Tive bastante pena de não ter estado presente mas coincidiu com uma reunião familiar inadiável.
Comemorámos os meus 60 anos de vida, apesar de os ter completado no passado dia 13 de Fevereiro.
Sempre são 6 décadas!...
Pelo que me contam esta sessão terá sido be, concorrida e animada.
Nem outra coisa seria de esperar.
Um abraço
Nunes

Anónimo disse...

Tambem tive e a minha paixão pela poesia, e foi mesmo pela mão do Prof. Ribeiro de Sousa que me iniciei, tendo ganho alguns concursos e escrito 2 livros !
esoa de afavel trato, amigo do seu amigo, terá para sempre um amigo neste que foi seu aluno no campo da poesia!
Principe dos Poetas , é pouco para tanta dedicação !!!!!!

Anónimo disse...

Tambem tive e a minha paixão pela poesia, e foi mesmo pela mão do Prof. Ribeiro de Sousa que me iniciei, tendo ganho alguns concursos e escrito 2 livros !
esoa de afavel trato, amigo do seu amigo, terá para sempre um amigo neste que foi seu aluno no campo da poesia!
Principe dos Poetas , é pouco para tanta dedicação !!!!!!