
A Folheto Edições & Design nasceu em Fevereiro de 2003, fruto da ideia de três jovens que conseguiram criar um projecto inédito na área editorial. A editora abrange áreas como: livros; jornais; revistas; catálogos; cartazes, entre outros. Além do design e composição, a Folheto está ligada a uma rede de gráficas que permite oferecer uma impressão a baixo preço / máxima qualidade. A Folheto, além de Portugal, tem clientes na Espanha, França e Suíça.
INFORMAÇÕES:
quinta-feira, dezembro 06, 2007
I Antologia de Poetas Lusófonos

PEÇA DE TEATRO
CONVITE


O AMBIENTE COMO PROBLEMA SOCIAL EM PORTUGAL
A apresentação do livro será da responsabilidade do Prof. Doutor Rui Santos, da Universidade Nova de Lisboa.
quinta-feira, novembro 08, 2007
CONVITE

Palavras Minhas de Isabel Batista

"O Couto Mineiro do Lena", em livro

O III volume de uma colecção de estudos sobre a região da Estremadura (Estremadura espaços e memórias) que contou com o apoio institucional da Câmara Municipal da Batalha e Câmara Municipal de Porto de Mós. Conta ainda com os apoios do Ministério da Cultura, dos Municípios de: Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Pombal. Por último, este volume contou ainda com o patrocínio das empresas HES - sistemas informáticos, lda e GECIM.
Tendo o historiador Saul António Gomes como Director Científico, desta colecção, materializada pelo CEPAE e prontamente acolhida pela Folheto Edições, esta colecção propõe-se informar e formar: Informar os leitores interessados acerca das características identitárias que são a marca e originalidade cultural do Distrito e da Região de Leiria.
O primeiro volume, lançado em Fevereiro de 2007, intitulado “A Região de Leiria – identidade, património e história, é da autoria do Professor Doutor Saul António Gomes. Sendo o segundo volume, da autoria de Ana Cristina Luz, Ana Narciso, Cristina Nobre, José Travaços Santos, Mapone e Paulo Moreiras, intitulando-se “Contos e Sabores da Alta Estremadura”.
Os livros constituintes desta colecção podem ser encontrados nas livrarias de Leiria e Batalha, ao preço unitário de 6 euros. Para qualquer esclarecimento adicional ou para aquisição dos exemplares poderá ainda contactar o CEPAE e/ou a Folheto Edições, através dos contactos abaixo indicados: CEPAE: Telefone/fax: 244 766 199; e-mail: cepae@sapo.pt. Folheto: Telefone/Fax: 244 815 198; e-mail: folheto@gmail.com.
segunda-feira, outubro 15, 2007
"ninguém morre duas vezes" de Artur Agostinho

Depois de ter abordado, em “OS ABUTRES”, alguns podres de uma sociedade dominada pelo desejo insaciável de Poder e de dinheiro fácil, o autor ocupa-se de outro tema de grande actualidade: a preocupante invasão da droga, nas nossas escolas.
Uma história que não é apenas um desafio à sociedade civil mas, também, aos jovens estudantes, incitando-os a que sejam eles próprios a organizarem-se em Movimentos fortemente solidários “contra a droga na escola”.
Barreira e a sua história, em Livro

quarta-feira, outubro 03, 2007
Apresentação de "Caminhada Poética"

Luís Oliveira foi funcionário da Câmara Municipal de Leiria durante 34 anos, tendo-se aposentado no ano de 2000. No entanto, não deixou de trabalhar, dividindo esse tempo pelo prazer da poesia.
Certezas da Madrugada, o mais recente livro de Adelino Sá

Adelino Sá conta e canta aqueles que ama, com um pulso forte de respeito. (..)
“Certezas da Madrugada” não deve ser lido… tem de ser sentido.
As palavras que abrilhantam cada página deste livro são verdades que conseguem, muitas vezes, iludir a ilusão.
A Poesia de Adelino sá é sentimento convertido em emoção…
(Adélio Amaro - In “Certezas da Madrugada”)
sexta-feira, setembro 14, 2007
Apresentação: "Dicionário Alternativo da Língua Portuguesa"



sexta-feira, julho 20, 2007
Adélio Amaro apresenta "Sentir Algarvia" no Nordeste - Açores

Depois do sucesso do livro "Artur Agostinho, 50 Perguntas", já na segunda edição, o autor leiriense desloca-se à Ilha de São Miguel, nos Açores, para apresentar o seu novo livro na freguesia de Algarvia, no concelho do Nordeste, de onde é natural o seu pai.
O livro irá ser lançado no Anfiteatro da Algarvia e, será apresentado por Arménio Vasconcelos e terá Soares Duarte como moderador.
Na apresentação do livro a Filarmónica da freguesia "Estrela do Oriente" irá apresentar, pela primeira vez, o Hino da Algarvia.
O livro conta com o prefácio de José Carlos Carreiro, presidente da Câmara Municipal do Nordeste, com a introdução de Herculano Dutra, presidente da Junta de Freguesia de Algarvia e o posfácio de Constantino Amaro.
Para o presidente do Município do Nordeste, "Adélio Amaro, de forma magistral, partilha com o leitor a ridente freguesia cujo nome veio do Algarve".
Herculano Dutra descreve a importância deste livro numa "altura em que cada vez mais se foge das nossas tradições, ou se tenta fugir das nossas raízes, por razões alheias à nossa personalidade, em que os desafios são cada vez maiores e os horizontes são cada vez mais amplos, livros como este são muito bem-vindos, porque são um contributo para o desenvolvimento desta terra".
Também para Constantino Amaro, tio do autor, que assina o posfácio, este livro é uma homenagem "aos algarvienses que merecem este registo que traduz a sua história, labuta e perseverança".
Rui Matos dá a conhecer "Os Taxistas da Praia"

Com ilustrações de Sérgio Vieira, este livro é uma peça de teatro para as crianças, onde o autor conta a história de três animais que todos os verões se reúnem na cidade da Figueira da Foz.
Sem o saberem a cegonha, o camelo e o golfinho, escolhem todos os anos, o mesmo local para passarem férias...
O auditório de Santa Eufémia encheu para assistir à peça de teatro deste livro apresentada por pequenos actores do TASE - Teatro de Animação de Santa Eufémia, sob a orientação de David Gouveia e Gina Cordeiro.
Esta peça foi estreada a 10 de Junho, no âmbito do Projecto designado "Oficina de Expressão Corporal, Musical e Dramatização".
Os actores desta peça, em Santa Eufémia, foram: Bernardo Mónico (João); Adriana Sismeiro (Joana); Beatriz Benquerença Francisco (D. Maria); Berta Antunes (Avó); Cristiana Martins Ferreira (Pedro); Diogo Carreira Frazão (Polícia); Filipa Santos Ferreira (Lurdes); Inês Gomes (Cegonha Vergonha); Juliana Silva Frazão (Camelo só Pêlo); Leonor Faustino Francisco (Golfinho Saltinho); Tita Santos (Isabel); Rita Sousa (Taxista); Sara Jorge (Nadador--Salvador) e Samuel Gaspar Ferreira (Pescador).
É, ainda, de salientar que "Os Taxistas da Praia" será dado a conhecer em Lisboa, no próximo mês de Setembro.
CEPAE apresenta Contos e Sabores

Este segundo volume apresentado por Acácio Sousa e Saul António Gomes, teve a coordenação do escritor Paulo Moreiras e consiste em vários contos sobre a gastronomia da região.
quinta-feira, julho 19, 2007
Já saiu o "Rafa 5"

"Aquela não era uma televisão normal. Sempre que alguém carregava no botão «MENU» do seu comando, era de imediato aspirado para dentro dela, indo parar ao local e ao tempo do programa que estivesse a ser passado nesse momento".
Este é o mistério que o Rafa tem que descobrir. Será que o MENU do comando significa: Movimentos Estranhos No Universo?
“Lis & Lena” de Vieira da Mota

O produto das vendas reverte a favor da ASSISTE, sendo uma edição patrocinada pela SIMLIS. A obra está dividida em 4 temas e apresenta fotografias do autor e de Carlos Fernandes.
Jorge Gabriel apresenta livro de Adélio Amaro

O conhecido apresentador da RTP, Jorge Gabriel, destacou a vida e obra de Artur Agostinho, "bem patente neste livro de Adélio Amaro". Destacou ainda as fases menos boas da vida de Artur Agostinho, não deixando de salientar que o "chefe Artur Agostinho foi sempre um excelente profissional e um grande amigo, dando as mãos aos mais jovens que com ele trabalharam, como foi o meu caso".
Entre os muitos que marcaram presença e encheram a sala, António Sala foi um dos convidados que também usou da palavra, durante a sessão, sublinhando "a forma curiosa como este livro retrata a vida de Artur Agostinho, através de simples e bem colocadas perguntas que dão origem a respostas que realçam bem a vida profissional de uma pessoa que lutou numa fase complicada do nosso país".
Também Rui Tovar, no uso da palavra, mostrou a sua felicidade por existir um livro, "mesmo que em forma de entrevista" que "possa realçar aquele que para mim é um ídolo".
É de salientar a presença de Emília Agostinho, presidente da Associação "A Nossa Âncora", para a qual reverte o lucro da venda do livro. Esta Associação tem a nobre missão de ajudar pais em luto.
sexta-feira, março 09, 2007
Duas rosas vermelhas que nunca cheguei receber

Inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizou-se no dia 10 de Março de 2007, pelas 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande (em frente à Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande), a sessão de apresentação do livro "Duas rosas vermelhas que nunca cheguei a receber", da autoria de Júlia Guarda Ribeiro e com ilustrações de Guilherme Correia.
O lançamento deste livro contou com a presença de Alberto Cascalho, vice-presidente da Câmara da Marinha Grande que falou um pouco sobre a autora e a apresentação do conto ficou a cargo de Graça Abranches. Durante a sessão de lançamento assistiu-se à leitura de alguns excertos do conto por Laura Quintela.
O livro já se encontra à venda nas livrarias.
quinta-feira, março 08, 2007
Colecção de estudos sobre a Estremadura

A colecção terá a supervisão científica do prestigiado historiador Professor Doutor Saúl António Gomes e será distribuída, ao ritmo de um livro por mês, juntamente com o jornal Correio de Leiria.
Os estudos versam os mais diversos temas e percorrem todos os concelhos da área das autarquias associadas ao CEPAE.
A cerimónia de apresentação do 1.º volume desta colecção, intitulado “A Região de Leiria: património, identidade e história”, do Prof. Doutor Saul António Gomes, realizou-se no passado dia 24 de Fevereiro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Leiria, com o apoio da Fundação da Caixa Agrícola de Leiria. Para mais informações sobre as datas de edição de cada volume e sobre os títulos de toda a colecção serão disponibilizados nesta página dentro em breve.
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Obra poética de José Ribeiro de Sousa - Trilogia de Sonetos

Na apresentação deste livro marcaram presença algumas entidades, na mesa estiveram presentes: Luís Franco Pinto, Chefe de Gabinete do Governo Civil de Leiria, Celeste Alves que foi incumbida da apresentação do livro, Adélio Amaro que fez uma breve apresentação do autor, Maestro Joaquim Narciso que apresentou toda a obra poética do autor não publicada, Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e o autor do livro José Ribeiro de Sousa.
Ao longo da apresentação houve projecção de imagens e declamações de poemas, pelas vozes de Soares Duarte, José Vaz, Carlos Bartolomeu e Dina. A sessão contou ainda com três curtos momentos musicais da responsabilidade do Cantábilis, do Coral "Calçada Romana" (Alqueidão da Serra) e do Rancho Folclórico da Costa (Maceira).
Neste dia, José Ribeiro de Sousa entregou à Câmara Municipal de Leiria, ao vereador da cultura, Vítor Lourenço, os originais de uma recolha de mais 70 anos, que deu origem ao seu conhecido livro "Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura".

O autor do livro, José Ribeiro de Sousa nasceu a 24 de Janeiro de 1920 na Costa de Baixo, freguesia de Maceira e concelho de Leiria. Depois da instrução primária ingressou no Seminário de Leiria, o qual abandonou aos 16 anos. Mais tarde dedicou-se ao ensino primário no Externato da Casa do Pessoal da Empresa de Cimentos do Lis. O Seminário foi-lhe precioso na aprendizagem dos rudimentos musicais suficientes para passar à pauta musical as cantigas que durante toda a sua vida foi recolhendo, pois desde cedo manifestou a preocupação de passar a escrito tudo o que ouvia da boca do povo.
Foi colaborador assíduo da imprensa regional e das actividades folclóricas. Interveio em encontros nas escolas de Maceira, versando a Cultura e a Linguagem das suas gentes. Compôs, musicou e adaptou temas literários e musicais para o ensino da leitura e da escrita às crianças – um método didáctico original que ele mesmo usou com sucesso. Para além de uma vasta obra poética pessoal.Obra poética de José Ribeiro de Sousa - Trilogia de Sonetos
sexta-feira, janeiro 05, 2007
Sentimento de Nós

“Sentimento de Nós” é o mais recente livro de Manuel Parrinha, com o prefácio de Nelson Mendes.
Trata-se de um livro sobre a génese da interacção empática e matriz da construção da identidade de acção e pensamento para o Social.
Com edição da responsabilidade da Associação de Pais com Crianças e Adolescentes em Dificuldade (Aparecer), para quem reverte a totalidade dos lucros da venda, foi produzido pela editora Folheto. Estando já no mercado, este livro só será apresentado publicamente em Março, no concelho de Alcobaça.
Manuel Parrinha tem cinquenta anos, nasceu em Beja e vive na praia de Valefurado. É docente da Escola Secundária D.ª Inês de Castro de Alcobaça. É autor dos livros “Pertenço, logo existo!” e “Continente de Afecto e Prazer de Pensar”, este último em parceria com Alberto Machado.
É autor de várias peças de teatro, entre as quais, “Mulheres a um passo do nada ou teoria de uma conspiração”, “Chamaram-te cigano” em memória de José Afonso e “Palácio do Vento” a partir de um poema de O’Neill.
É co-fundador do “Centro de Estudos e Formação em Prática Psicomotora” e da Associação “Aparecer.
Manuel Parrinha é formador da Associação Europeia das Escolas de Formação em Prática Psicomotora “Aucouturier”.Afirma-se candidato permanente a discípulo de Nelson Mendes.